12 de setembro de 2010

Entrevista com Kristen Stewart para Marie Claire da Austrália

Como a melancólica Bella Swan, seu alter ego em Twilight, Kristen Stewart prefere as sombras do que a publicidade.

Quando os créditos de seu primeiro filme começaram a rola pela tela depois dos nomes de Glenn Close e Joshua Jackson, fama seria difícil evitar – mesmo com seus 11 anos. Kristen Stewart teve nove anos para poder se acostumar com isso, mas a estrela de Crepúsculo ainda deseja a fama como um vampiro procura se expor ao sol. “Eu cresci no trabalho, então a atenção não é surpresa, mas isso é embaraçoso.” Diz Stewart, que conseguiu um papel em The Safety Of Objects 2001 depois um agente encontrou-a em uma peça de teatro de escola primária. “Eu amo atuar e eu estou tão grata por Twilight e as oportunidades que isso tem me dado. Eu só não sou muito boa em lidar com o fato de ser seguida em toda parte e não ser capaz de andar na rua ou sentar num café com os amigos sem ser cercada e ‘Twittada’.”

E não comece com a questão do romance. O ultimo episódio da saga Crepúsculo, Eclipse, apenas aumentou a histeria em torno de sua aparente relação com o ator Robert Pattinson. “Nada do que eu possa dizer mudará coisa alguma, então não vou dizer nada.” Suspira levemente a bela Stewart cuja frágil forma sugere que uma suíte de hotel continua a ser seu verdadeiro santuário.

A inversão de papéis não machuca tanto. E qual a melhor terapia para uma ingênua angustiada do que um papel seminal do rock chick Joan Jett no filme biográfico deste ano The Runaways. Como Eclipse e aclamado pela crítica The Runaways é lançado em DVD, Stewart fala abertamente sobre sua vida na Twilight Zone e como ela está conseguindo o equilíbrio entre vida, carreira e seu conflito com o diabo da fama.

Você às vezes se sente cansada pela atenção com a qual tem de lidar?
É uma coisa difícil de se falar sem passar a impressão que estou me queixando ou sendo negativa. Eu amo atuar – sou tão apaixonada pelo processo, mas existe um sentimento de desamparo quando você não pode fazer as coisas que costumava fazer sem atrair uma multidão. Eu sabia do assunto muito bem antes de ter a chance de fazer parte deste filme e assim isso não foi um choque pra mim. Gostaria apenas de às vezes não ter de me preocupar com onde eu posso ir só para eu não ter de ser seguida. Às vezes eu fico no meu quarto de hotel quando estou trabalhando em filmes ou enquanto estou fazendo propagando para eles. É menos complicado.
É importante para você ter a chance de trabalhar em outros filmes entre os filmes de Crepúsculo?

Eu amo trabalhar. Eu não tenho nenhum outro grande plano tanto quanto minha carreira diz respeito. Eu só escolho projetos por instinto. Foi tão interessante pra mim ser capaz de fazer The Runaways e interpretar uma personalidade tão forte, e os outros filmes que fiz, todos tinham algo realmente significativo para mim. Eu tento encontrar papéis que combinam comigo ao invés de pensar sobre o quão grande o filme poderá ser ou o que fará com minha carreira. Eu nunca poderia estruturar as coisas dessa maneira.

Qual sua opinião sobre Eclipse?
Nós vemos uma Bella mais confiante e determinada. Ela está evoluindo e aprendendo mais sobre quem ela é e o que quer para sua vida. Ela também tem de lidar com a possibilidade de estar mentindo para si mesma em relação a estar apaixonada por Jacob quando ela está ainda, certamente, profundamente apaixonada por Edward.

É o caso de Bella superar várias autodúvidas?
Bella está mais segura de si mesma e não é como a temperamental e desesperada garota de Lua Nova. É um progresso realmente interessante o que vemos em Eclipse. Foi interessante pra mim assumir a personagem em um espaço diferente. Gosto de poder deixar um filme e um capítulo em sua vida e então começar a explorá-la novamente. A maioria dos filmes te forçam a deixar seu personagem e aquele é o fim da jornada. Assim, com Bella é interessante poder revisitá-la e redescobrir novos elementos de seu caráter.

Você acha que Eclipse é uma clássica situação de triângulo amoroso?
É no sentido de que Edward e Jacon estão ambos lutando por Bella. Ela pensa que sabe o que quer, mas agora ela tem de ser capaz de levantar e dizer, OK, assim talvez todas as chances não sejam completamente impulsivas. Talvez exista diferentes níveis de amor, e talvez minhas visões ideológicas do que acho que você é pra mim estejam erradas, e talvez eu possa olhar para alguém mais.

Acha que agora você entende por que o público é tão fascinado com a história de Crepúsculo?
Acho que você tem esse intenso drama particular e o tipo de intensos sentimentos que Bella está experimentando, e tudo que é direcionado entre Bella e Edward e Bella e Jacob, que estas histórias muito intensas e privadas estão desenvolvendo, onde há todo esse caos e perigo que os cercam. Então, você é jogado em um mundo que mais pessoas possam se relacionar em um nível pessoal, e então há esse pano de fundo incrivelmente exótico e ameaça a esse mundo.

Você tem que fazer sua parte justa das aparências do tapete vermelho e shows de premiação. Você sente pressão para olhar o seu melhor e encontrar grandes trajes para vestir?
Eu gosto de me vestir simplesmente, mas você sempre gosta de parecer bem ou vestir algo que te faça sentir bem. Eu não sei muita coisa sobre moda e não acho que eu tenha um gosto muito sofisticado. Em geral não me sinto confortável sendo fotografada, assim a maioria das ‘shoots’ de moda que fiz foram meio estranhas, embora ache que estou aprendendo cada vez mais.

Alguns de seus diretores disseram que você tem um ótimo detector de mentiras...
Eu não gosto de criar qualquer imagem falsa sobre mim ou tentar fingir ser alguém que não sou. Acho que posso ser muito séria às vezes e também intensa e concentrada quando estou trabalhando, mas essa é minha natureza.

Você ainda é tão intensa como sempre quando está trabalhando num filme?
Gosto de me lançar para dentro do personagem e sentir que estou dando tudo que me é possível na performance. Sinto necessidade de trazer essa intensidade e compromisso a cada filme e é minha responsabilidade para com o público, dar tudo ao papel. Às vezes pode ser difícil para você e você se sente extremamente cansado e um pouco vazio depois de cada filme. Você também foi parte deste mundo particular; os outros atores; a equipe; qualquer cidade que você teve de passar para fazê-lo. Você também tem de deixar o set e voltar para sua própria vida, e esse nem sempre é um processo fácil.

É por isso que você às vezes parece nervosa em público ou em talk shows na TV?
Não sou o tipo de pessoa que quer ou gosta de ser o centro das atenções sob qualquer circunstância. Eu amo o fato dos fãs serem tão apreciativos e terem tal paixão por Crepúsculo; me sinto privilegiada de fazer parte disso, mas isso pode ser intimidador. Eu não tenho aquela vida interessante fora do trabalho, então quando eu discuto coisas sobre mim mesma me sinto estranha. Eu acabo realmente parecendo estressada ou nervosa – quando a verdade é que não quero sair parecendo séria demais sobre meu trabalho ou me queixando de toda a atenção que vem com o trabalho.

E sobre as premiações?
(Caretas) Eu tive algumas experiências muito ruins. Até derrubei um prêmio e o assisti se quebrar em milhões de pedaços. Sou um tipo de desajeitada e assim, enquanto eu não viajo, sinto que deixei isso pra trás. Eu deveria tentar relaxar mais... Não sei.

Quando você trabalhou em The Runaways, onde você interpretou a cantora Joan Jett, qual foi sua opinião sobre a aura sexual do elenco?
Houve uma revolução sexual quando ela despontou no mundo da música, e isso ainda tem um efeito em nós agora com pessoas se sentindo mais confortáveis com um jovem fazendo coisas como aquela. Mas essas garotas, elas foram as primeiras a se rebelar. Isso não era normal para garotas, ser sexualmente agressiva em qualquer aspecto.

Como você aborda a escolha de scripts e em seguida o personagem que você está interpretando?
Uma serie de coisas que você procura num script. Não é como querer viver essa experiência; às vezes isso é temático. Mas isso não é seu trabalho; pessoas com que você está trabalhando podem manter aquilo juntos, e você precisa ter certeza que está fazendo tudo que pode para fazer sua parte. Mas em termos de qualidade intelectual, você tem que fazer um pouco, mas eu sinto mais do que penso, e eu acho que isso é bom para um ator.

Você tem 20 anos agora. Qual sua opinião em relação a tudo que aconteceu com você?
Eu tive muita sorte. Eu amo estar na posição onde eu agora vou ser capaz de fazer mais e melhores filmes e apenas continuar a trabalhar em algo que eu amo tanto. Eu realmente não sei como fazer algo mais. Eu só gostaria que os fotógrafos parassem de me perseguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário