4 de novembro de 2010

ANNE RICE CHAMA A “SAGA CREPÚSCULO” DE “UMA FALTA DE IMAGINAÇÃO”

A grande dama da literatura vampiresca, Anne Rice, tinha algumas coisas não muito legais para dizer sobre o universo da “Saga Crepúsculo” de Stephenie Meyer em uma entrevista recente com o The Star-Ledger de Nova Jersey para promover seu novo romance “Of Love and Evil”. “Nós estamos nos perguntando se isso vai provocar uma derrubada no mundo dos vampiros dos livros!”

Crepúsculo é baseado em uma premissa muito boba: que os imortais iriam para o colégio. Isso é uma falta de imaginação, mas ao mesmo tempo, essa premissa boba deu a Stephenie Meyer muito sucesso”, disse Anne. “A idéia de que se você é imortal você iria a escola ao invés de Katmandu ou Paris ou Veneza, é o vampiro infantilizado para crianças. Mas funcionou. Faz sucesso. Faz as crianças muito felizes”.

Não é muito surpreendente que Anne tem coisas não muito doces para falar sobre a serie que fez dos vampiros as criaturas sobrenaturais mais quentes do momento e dissolveu um gênero que era uma metáfora de sofisticação cultural. Mesmo assim essas foram palavras bem duras contra a Stephenie! E Anne ainda disse que “parece um derrame de um gênio colocar os vampiros no colégio”, mas isso ainda soou como uma degradação para nós.

Quando lhe perguntaram como ela sempre via os vampiros Anne disse, “eu sempre pensei nos vampiros como uma metáfora para a parte de fora de todos nós, o criminal, predador. Eu estava escrevendo sobre uma criatura mística que representava nossos lados mais obscuros”. Ela adicionou “parte do mistério de ser humano e ser uma mistura do espiritual e do animal. Nós temos a capacidade de cometer assassinatos, mas também de amar e ajudar e ser gentil aos que precisam de nossa ajuda”.

Anne fez questão de enfatisar que apesar do que do os vampiros apresentaram na cultura pop desde o lançamento de “Entrevista com Vampiro” em 1976 – desde “A Saga Crepúsculo” a “True Blood” e “Vampire Diaries” – eles ainda são personagens ficcionais. “Eles são personagens de fantasia, e nós temos que nos lembrar disso. Eles não existem. Eu recebo emails de pessoas que estão perplexas porque eu assisto “True Blood”, elas dizem: “Como você pode gostar do mal de “True Blood”, e eu digo “Você está brincando? Vampiros não são reais. Não se esqueça disso”, disse ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário